"Mas qual é (!) a desse blog afinal ?"

Este blog é dedicado aos meus filhos, meus discípulos e alunos e tem a pretensão de servir como um lugar para guardar os ensinamentos, sugestões e conhecimentos aprendidos ao longo de minha vida para que estes fiquem disponíveis a todos os que deles quiserem e tiverem a humildade de aprender.

Gestão e Negócios

ESTRUTURA E DETALHAMENTO DE UM PROJETO

1. O QUE É? (Descrição do projeto/ação de forma sucinta, objetiva e em um parágrafo).
2. POR QUE DEVE SER FEITO? (Importância e motivo para realizar o projeto) justificativa da necessidade de ser feita essa ação
3. COMO PODE SER FEITO? (Maneiras e formas de como fazer) passo a passo - fluxograma
4. QUEM DEVE FAZER? Nome(s) do(s) responsável(s) e principais envolvidos
5. QUANDO DEVE SER FEITO? (Início e término) cronograma de realização. Calendário de realizações.
6. ONDE DEVE SER FEITO? (Locais de planejamento e operações, local da construção, local da apresentação).
7. QUANTO CUSTA? (Valores financeiros. R$) planejamento orçamentário.
8. AÇÃO ESPECIFICA? (Detalhamento, fases e observações, passo a passo).
9. PARCEIROS ORGANIZACIONAIS? (Quem pode ajudar) – patrocinadores e apoiadores.
10. QUEM FARÁ O CONTROLE? (Fiscalização) forma de avaliação e critérios de qualidade, os Indicadores de Monitoramento.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO DO PROJETO
11. Projeto – Nome e porquê do nome? (numero de registro e protocolo) batismo do projeto
12. Produto - Qual o formato e o design (tamanho, cores, modelos, conteúdo e embalagem)?
13. Preço - Relação de mercado e histórico? (investimento e retorno)
14. Praça - Qual o público que se pretende atingir e qual é a área de atuação e abrangência (geo-marketing)?
15. Promoções - Publicidade propaganda e mídia – divulgação e veículos?
16. Pontos de venda - Onde será a comunicação com o cliente? (mtk Direto) trade marketing
17. Processos - Administrativos, comerciais e operacionais. Fluxograma de procedimentos? Burocracia, autorizações, laudos, registos, alvarás, registro etc.
18. Pessoas - Pessoas envolvidas no programa, atores principais e colaboradores?
19. Prestadores de serviço – Contratos e terceirizações (custos)?
20. Pesquisas - É isso que o mercado precisa e quer? (quantitativa e qualitativa)
21. Planos de contingência – Plano B reservas e prevenções?

Rodar o ciclo PDCA - Planejamento, desenvolvimento, controle e análise.

Esquema do Processo de Vendas


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Todos nós temos um pouco ou muito de cada um destes princípios -  qual será o eu percentual?

Como fidelizar um cliente


Elaborei um gráfico com base nos já existentes para ajudar no entendimento no processo de vendas para meus cursos



Como fazer um bom currículo

Primeiro informo que há currículos e currículos, currículo pra estagiário de uma microempresa é uma situação e para 1º ministro de Inglaterra é outra bem diferente. Então um currículo deve ter o tamanho que deve ter, conforme sua particular carga curricular.
Segundo, quem conhece currículo não precisa ser informado de aquele doc. É um currículo por isso ele começa com o seu nome completo, e por ai vai... Vejamos um modelo básico:


Nome completo
(negrito e centralizado, para facilitar a vida do pessoal do RH)



1 Dados Pessoais:
Data de Nascimento: 00/00/0000 (não vai a idade)
Naturalidade: cidade – UF – País de origem
Endereço: Rua, edifício – prédio – bloco nº.
Bairro: - CEP
Cidade: da residência atual - UF
Estado Civil: (casado, solteiro, viúvo ou união estável com registro civil - não vai: noivo, namorada etc...).
Fone de contato: seu celular e mais um fixo para recados Ex: Sra. Maria.
E-mail: de contato e ponto final (endereço eletrônico)
(não vai CPF, RG, T.E, CNH, maternidade, esposa marido ou dependentes).
De forma cada vez menos usual e conforme o cargo e a função costuma-se usar ao lado dos dados pessoais (no canto superior direito ou ainda logo abaixo do nome) vai a sua foto ... Detalhe - sozinho. (e não escreva "foto") (e não precisa ser a velha 3x4)

(de preferência use roupa formal, e use o padrão modelo meio busto e posição 1/8 em relação à lente Ex: padrão foto de galeria de ex-presidentes), lembrando a foto não é obrigatória e em muitos casos não recomendado.
Observação: você pode fazer um leve sorriso, nas que não seja aquela "coisa" de face book.

2 Objetivo Pretendido:
Qual o seu interesse em encaminhar um currículo (vai aqui) seja objetivo e franco. Este ponto é mais usado para profissionais especializados.
3 Instrução e Formação: (a educação formal)
Qual a formação – o título, à data de formatura ou conclusão, escrever sempre do último para os mais antigos.
Doutorado, mestrado, especialização, MBA, graduação, técnico, profissionalizante, ensino médio...
4 Experiências Profissionais:

Escrever sempre do último para os mais antigos conforme a seguir (os últimos três ou os mais relevantes)
Trabalho atual: nome da empresa
Função: nome do cargo desempenhado
Atividades Desempenhadas:
Período – a partir de quando
Último trabalho:
Função:
Atividades Desempenhadas:
Período – de quando a quando
5 Cursos e capacitações profissionais de Interesse da Empresa:

Nome do curso – carga horária do curso, nome da instituição de ensino ou empresa organizadora ano de conclusão e cidade de realização. (do último pra os mais antigos)
Observação – curso de interesse das empresas – esqui aquático, fotografia espacial e outros sem interesse direto não vão aqui.
Muitos terminam seu currículo por aqui – mas podemos complementa-los
6 Disponibilidades e conhecimentos:  (O que realmente você conhece e se dispõe a fazer como:)

De viagens programadas para treinamentos e capacitação;
 De conhecimentos gerais em informática
Conhecimento vivencial em regiões do Brasil.
Carteira de motorista Exemplo AD.
De veiculo próprio para trabalho.
Equipamentos de informática e comunicação para uso profissional.
Experiências diversas, produções e ações comerciais nas principais feiras e eventos.
Disponibilidade para trabalho em turnos e aos finais de semana.
Firma individual cadastrada para prestação de serviços autônomos.

7 Outras experiências profissionais:
(mesmo sem registro na carteira profissional, mas com comprovação testemunhal).

8 Informações Adicionais:

(as que são realmente interessantes de se acrescentar como cargos de liderança e projetos sociais e participação efetiva em ONGs e organizações interessantes)
acrescente aqui sua página na web ou seu blog para maiores informações a seu respeito.

9 Pretensão salarial:
EX: conforme a politica institucional para o cargo, mas não posso aceitar remuneração inferior a R$ X.
Ou Salario atual liquido.

10. Referencias pessoais:
Nome, cargo, ocupação, e relação com você além do telefone de contato.
(pedir autorização para a pessoa para ser sua referência e fornecer o telefone de contato)

Finalizando: currículo não vai data, nem assinatura e lembre-se que 85% dos currículos hoje são feitos pela internet e em páginas e links das empresas, então nunca deixe de se interessar de preencher fichários.

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